3 dicas para combater o chulé

Embora não seja encarada como problema por grande parte da população, a bromidose plantar, mais conhecida como chulé, é motivo de queda na qualidade de vida de muita gente. Conforme a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o mau cheiro nos pés ocorre em função do suor em contato com determinados fungos e bactérias que habitam esta região do corpo.

Mais comum nas fases da puberdade e adulta, o odor desagradável pode ser desencadeado por diversos motivos, como a presença de certos hormônios, diabetes, alcoolismo e até mesmo o consumo de alimentos como alho e cebola, segundo explica o portal Dráuzio Varella. A situação é agravada com a junção de calor, umidade e falta de luz no local, propiciando a proliferação dos micro-organismos que provocam o chulé.

O primeiro passo para se ver livre deste incômodo, conforme a SBD, é buscar auxílio médico, para identificar suas possíveis causas e encaminhar o tratamento. No entanto, algumas dicas podem ser seguidas no dia a dia para amenizar os transtornos do suor nos pés. Confira:

  1. lave os pés com frequência e seque-os bem, para evitar a proliferação de fungos;
  2. troque as meias diariamente e dê preferência a produtos que combatam odores na hora de lavá-las;
  3. mantenha os calçados ventilados enquanto não estiverem em uso e deixe-os ao sol sempre que possível.

Extra: no mix Palterm há produtos específicos para a absorção de suor, como Odor Free e Palmilha Inteligente. Estas soluções são aliadas para manter seus pés frescos mesmo durante o uso de calçados fechados.