Proteja a engrenagem dos pés

Base para nosso equilíbrio a cada passo, pés e tornozelos estão frequentemente expostos a lesões. Segundo o médico Carlos Henning, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, as atividades laborais e esportivas, assim como calçados usados no dia a dia, são fatores que podem favorecer a ocorrência de problemas nos músculos e tendões.

“São vários os tendões do tornozelo e pé que podem ser acometidos por alterações inflamatórias ou degenerativas, por pequenos traumas de repetição ou traumas agudos. São comuns as patologias que envolvem o tendão calcâneo, também conhecido como tendão de Aquiles. Usualmente, ocorrem alterações degenerativas do tendão associadas a bursites, junto a sua inserção no osso do calcanhar (calcâneo). Essa pode ainda ser acompanhada de calcificações dentro do tendão (entesopatia), que leigamente é conhecida como esporão do calcanhar”, detalha o especialista.

Outro tendão que apresenta alterações é o tibial posterior, que por questões degenerativas perde sua função, resultando na deformidade que chamamos de “pé chato”. Também muito frequentes são as dores causadas pela fascite plantar. Segundo Henning, nessa situação, a dor surge inicialmente mais forte nos primeiros passos após um período de repouso, sem trauma específico e pode perdurar por longo período.

Fatores agravantes

Apesar de a carga genética e a faixa etária entre os 30 e 50 anos de idade serem fatores de pré-disposição para os problemas citados, não se define um público específico em risco. Muitas vezes, o problema está no desequilíbrio entre o que a pessoa realiza e o que ela tem condição de realizar.

Henning cita como exemplo uma pessoa sedentária que trabalha sentada e, em um novo emprego, passa a ter que caminhar e ficar em pé por várias horas. Somado a isso, mantém o uso de calçados não adequados à sua anatomia e, como resultado, terá mais chances de desenvolver uma fascite plantar do que a pessoa com as mesmas características, mas que passa a usar um sapato perfeitamente ajustado ao pé.

O tratamento

Após a ocorrência da lesão, o tratamento adequado requer cuidados e dedicação do paciente. O alívio da dor fica por conta da orientação para o uso de analgésicos e compressas de gelo. Também é fundamental que os fatores desencadeantes sejam identificados e corrigidos.

Produtos específicos para o conforto e ajuste do calçado ao pé, como protetores e palmilhas, são aliados. Além disso, medidas de reabilitação, como a fisioterapia, fazem parte constante do tratamento. Quando não ocorre melhora dos sintomas, a cirurgia pode ser indicada.

Prevenir é sempre melhor

A prevenção das lesões nos pés e tornozelos é muito importante, lembra Henning, alertando que o condicionamento físico adequado para realizar atividades esportivas é fundamental, mas muitas vezes é negligenciado para as atividades laborais, que também podem exigir grandes esforços.

O médico aponta ainda a importância do calçado corretamente ajustado. “Para as questões que envolvem as lesões do pé e tornozelo, a escolha dos calçados para realização das atividades físicas parecem óbvias, mas são comumente esquecidas. A orientação adequada, tanto para esportes, como para o trabalho, auxilia positivamente no desempenho da atividade, no bem-estar e satisfação do usuário e na prevenção de problemas”, define.

Texto: Camila Veiga/Especial | Imagens: Designed by Freepik