Ainda sobre dor: fascite plantar

Muitos estudos buscam sua causa exata, mas a certeza que se tem é que a fascite plantar é sinônimo de incômodo para muitas pessoas. Conforme o nefrologista Pedro Pinheiro, ela consiste na inflamação de um ligamento da sola do pé chamado fáscia plantar, sendo uma das causas mais comuns de dores plantares e no calcanhar.

A fáscia plantar é uma faixa de tecido espesso, que se estende do calcanhar aos dedos e se estica conforme a movimentação dos pés. É ela que mantém o pé arqueado e reduz a pressão que os dedos sofrem ao caminhar. Quando há repetida tensão e esgarçamento deste tecido, ocorrem micro traumas, que levam à inflamação.

Segundo o profissional, esta condição é mais frequente em pessoas com idade entre 40 e 60 anos, com agravantes como obesidade; pé chato ou cavo; longos períodos em pé ou usando saltos altos, sapatos apertados ou largos. No caso de praticantes de atividades como balé, corrida e levantamento de peso, a fascite pode, inclusive, ocorrer bem antes desta faixa etária.

Sintomas e diagnóstico

A dor da fascite plantar é descrita como uma pontada na região abaixo do calcanhar, mais aguda pela manhã e após longos períodos sentado. Ela pode se manifestar em um ou nos dois pés ao mesmo tempo. Para ter um diagnóstico preciso, é necessário consultar um médico, que recorrerá a exames físicos e/ou de imagem, de acordo com Pinheiro.

O tratamento da fascite plantar pode envolver diversos recursos, como fisioterapia, uso de palmilhas específicas, medicamentos e terapias alternativas. É importante, porém, buscar auxílio profissional aos primeiros sinais de incômodo, para evitar o agravamento do quadro.

Fonte: MD Saúde