Calos, calosidades e
suas incômodas consequências

Quase todo mundo sofre ou já sofreu com os desconfortáveis calos e calosidades nos pés. Conforme a Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia de Tornozelo e Pé (ABTPé), eles se formam na parte mais superficial da pele, pelo aumento da produção da proteína queratina – que é o elemento que compõe esta camada.

Em casos extremos, de acordo com a entidade, a solução é intervenção cirúrgica. Porém, na maior parte das situações, o problema pode serevitado com o ajuste de calce.

As causas mais comuns para a formação destas deformidades estão relacionadas ao atrito e a pressão dos calçados sobre os pés ao caminhar. Vale ressaltar, no entanto, que há diversos tipos de calos e calosidades.

Os calçados apertados estão entre os grandes vilões. Eles são relacionados a mais de um desses males, como os calos digitais. Eles atingem os dedos dos pés, podendo curvá-los ao estado de dedo em malho, martelo ou garra. O uso de protetores é indicado para alívio das dores e sensação de conforto.

Já os calos interdigitais, se caracterizam por um espessamento da pele entre os dedos. Em grande parte dos casos, os sapatos de bico fino estão no centro do problema (quando comprimem os membros pelas laterais). O ajuste do calce e aplicação de protetores também são as recomendações mais usuais para amenizar seus incômodos.

Há também os tilomas ou calosidades, que se formam nas áreas de maior pressão. A principal causa é a sobrecarga de peso sobre a planta do pé. De acordo com a ABTPé, as palmilhas específicas para o conforto são aliadas, assim como calçados anatômicos. No entanto, ao sinal de deformidades nos pés, como encurtamento de tendões, é necessário avaliar tratamentos com profissionais especializados, como fisioterapia e, em situações mais graves, cirurgias.

Outras lesões comuns

A lista de males inclui, ainda, os calos intertriginosos. Estes são caracterizados pela maceração da pele e abertura do tecido entre os dedos. Não raro, são agravados pela infecção por fungos no local. Para tratar, a ABTPé recomenda consultar um médico.

Por fim, existem as verrugas plantares, provocadas pelo vírus HPV, tipos 1 e 2, que afetam aproximadamente 10% da população. Caso elas não desapareçam espontaneamente, alguns procedimentos microcirúrgicos podem ser considerados.

Se você leu este post até aqui, deve ter percebido que o ajuste do calce é uma ótima forma de prevenção de diversos problemas nos pés. Porém, para quem já sofre com calos e calosidades, diversos recursos de proteção estão disponíveis para alívio da dor e aumento do conforto. Clique aqui para conhecer alguns deles.