O tênis certo para cada esporte

Combinar com a produção de roupa é legal, mas a principal importância do calçado na hora da atividade física é oferecer conforto, proteção e segurança para os pés, além de potencializar o rendimento do atleta. E se as modalidades são diversas, o leque de tênis esportivos é ainda maior, o que acaba gerando uma série de dúvidas no momento da escolha.

O educador físico e personal trainer Taltibio Vargas, de Novo Hamburgo/RS, afirma que a seleção do calçado ideal interfere diretamente nos benefícios da ação a ser realizada. “Estudos mostram que os diferentes tipos de pisada devem ser o primeiro critério para a escolha do tênis ideal, evitando assim problemas gerados pelo impacto nos pés ao tocar o solo”, sinaliza, referindo-se às classificações de pisada pronada, quando se força o pé para dentro; supinada, com o pé tendendo para fora; ou neutra.

Após identificar o tipo de pisada, a dica é segmentar as opções disponíveis pelas características que melhor se relacionam com a modalidade de exercícios praticada. Do contrário, uma série de inconvenientes pode surgir, como calosidades e bolhas nos pés, dores nos joelhos e até mesmo problemas na coluna podem ser iniciados ou acentuados com o decorrer do tempo.

Nas dicas abaixo, separamos um pequeno guia sobre como deve ser o calçado ideal para cada esporte. Confira:

Academia

O ambiente interno das academias e os exercícios mais comuns não requerem alta capacidade de amortecimento. “O melhor calçado para esta modalidade é o tênis de conforto, com pouco amortecimento e considerável estabilidade articular”, indica Vargas. Modelos que mesclam couro e nylon nos cabedais são boas opções porque permitem maior controle da umidade nos pés.

Crossfit

Por envolver circuitos e técnicas variadas, segundo o educador físico, existem tênis claramente específicos para a prática de crossfit. Neste caso, os tênis devem conferir firmeza e, ao mesmo tempo, permitir mobilidade aos calcanhares.

Trekking

Para encarar os desafiadores cenários naturais, os tênis devem ser impermeáveis, leves e respiráveis. Solados mais robustos também são necessários para dar segurança nos diferentes tipos de solo.

Futebol

Reconhecer uma chuteira não tem mistério. Suas características são facilmente explicadas por seu desempenho: as travas evitam que os pés afundem na grama e garantem o arranque e velocidade do jogador, enquanto os cadarços laterais evitam que os nós batam na bola, atrapalhando o chute.

Skate

Para aumentar a estabilidade sobre o skate, os tênis devem ser mais largos. Os solados precisam ser fortes para resistir aos atritos com a lixa e o asfalto. Modelos de canos altos protegem também os tornozelos.

Caminhadas e corridas

“Aqui, a relevância do tipo de pisada é ainda mais importante”, lembra Vargas. O amortecimento deve ser reforçado para corridas, mas as molas ou estruturas devem conferir estabilidade. Segundo o personal trainer, em casos específicos, palmilhas podem ser indicadas para corrigir instabilidades.

Texto: Camila Veiga/Especial | Imagens: Freepik